top of page

Revit vs ArchiCAD: qual é o melhor?



O Revit e o ArchiCAD são dois softwares bastante utilizados mundialmente por diversos profissionais como engenheiros, arquitetos, designers, construtores, gerentes de projetos e muito mais. As ferramentas são semelhantes e tem a capacidade de executar projetos de baixa, média e alta complexidade. Por possuírem a tecnologia BIM (Building Information Modeling) eles são capazes de elaborar plantas, elevações, cortes, maquetes eletrônicas, e simulações de quantitativos de materiais, tudo integrado, ou seja, é uma maneira de criar e gerenciar todas as informações em qualquer projeto antes, durante e após a construção. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um dos softwares e como escolher entre um e outro para desenvolver seu projeto. Portanto, continue acompanhando este artigo para saber mais.

ArchiCAD



O ArchiCAD é um software BIM desenvolvido pela Graphisoft, que permite criar a edificação em um modelo 3D. Ele oferece um conjunto de ferramentas para todos os tipos de projetos de arquitetos, com edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo, interiores.


Revit



O Revit é um software de modelagem de informações de construção 4D desenvolvido pela Autodesk, e que também utiliza a tecnologia BIM. Essa ferramenta usa todo um processo baseado em modelo inteligente para ajudar a planejar um projeto de construção do início até a construção e além.


Revit vs ArchiCAD

Ambas ferramentas possuem características semelhantes, mas não são totalmente iguais. A grande semelhança entre as duas é que são softwares BIM. Agora você vai conhecer um pouco sobre a similaridade e distinção de cada um deles nos seguintes tópicos:


  • Interface

  • Visualização

  • Renderização

  • Interoperabilidade

Interface Com o Revit, você pode criar massas conceituais e geometria adaptativa com uma variedade de superfícies complexas. Já o ArchiCad é bem mais simples e não possui a complexidade do Revit. Visualização No Revit você pode ter uma visualização e personalização bem ampla de qualquer parte do projeto. Embora o ArchiCAD tenha um conjunto semelhante de estilos visuais, ele não possui a capacidade do Revit. Renderização Tanto o Revit quanto o ArchiCAD possuem ótimos recursos de renderização. Produzem imagens fotorrealistas do exterior e do interior do seu projeto. Interoperabilidade Ambos são capazes de importar e exportar todos os tipos de arquivos comuns relevantes para o projeto de edifícios, incluindo modelos 3D, desenhos 2D e outros tipos de arquivos CAD.

Vantagens e desvantagens: Revit e ArchiCAD

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens em alguns aspectos como, por exemplo, onde o Revit visa aumentar o fluxo de trabalho e a eficiência e todo o processo de extensão do projeto, o ArchiCAD não dá o passo final em direção à construção. Mas embora o Revit tenha uma grande demanda no mercado e uma forte plataforma de desenvolvimento com maior coordenação e colaboração, ele não roda em computadores Mac, apenas Windows. A vantagem do ArchiCAD é que roda Mac, tem uma interface orientada para arquitetos e possui objetos paramétricos muito flexíveis e eficientes. Já a desvantagem da ferramenta é que os objetos personalizados requerem scripts GDL.


No vídeo abaixo eu falo sobre o custo de cada plataforma:



Qual é o melhor: Revit ou ArchiCAD?

Grandes escritórios e profissionais utilizam o Revit e também o ArchiCAD, e a verdade é que não existe melhor ou pior entre esses dois softwares. Cada ferramenta possui suas próprias particularidades e o fato de escolher entre um e outro dependerá do tipo de projeto que vai trabalhar. Portanto, a decisão deve considerar uma visão completa do projeto. Se você gostou do artigo, conheça os 5 motivos para fazer um curso de Revit:

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
vray_expert_220.jpg
3ds_completo-220.jpg
su_completo-220.jpg
materiais v-ray
card_blog.jpg
bottom of page