• Diogo Moita

Revit vs ArchiCAD: qual é o melhor?



O Revit e o ArchiCAD são dois softwares bastante utilizados mundialmente por diversos profissionais como engenheiros, arquitetos, designers, construtores, gerentes de projetos e muito mais. As ferramentas são semelhantes e tem a capacidade de executar projetos de baixa, média e alta complexidade. Por possuírem a tecnologia BIM (Building Information Modeling) eles são capazes de elaborar plantas, elevações, cortes, maquetes eletrônicas, e simulações de quantitativos de materiais, tudo integrado, ou seja, é uma maneira de criar e gerenciar todas as informações em qualquer projeto antes, durante e após a construção. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um dos softwares e como escolher entre um e outro para desenvolver seu projeto. Portanto, continue acompanhando este artigo para saber mais.

ArchiCAD


O ArchiCAD é um software BIM desenvolvido pela Graphisoft, que permite criar a edificação em um modelo 3D. Ele oferece um conjunto de ferramentas para todos os tipos de projetos de arquitetos, com edificação, urbanismo, iluminação, paisagismo, interiores.


Curso de ArchiCAD, clique aqui.

Revit


O Revit é um software de modelagem de informações de construção 4D desenvolvido pela Autodesk, e que também utiliza a tecnologia BIM. Essa ferramenta usa todo um processo baseado em modelo inteligente para ajudar a planejar um projeto de construção do início até a construção e além.


Formação Completa de Revit, clique aqui.

Revit vs ArchiCAD

Ambas ferramentas possuem características semelhantes, mas não são totalmente iguais. A grande semelhança entre as duas é que são softwares BIM. Agora você vai conhecer um pouco sobre a similaridade e distinção de cada um deles nos seguintes tópicos:


  • Interface

  • Visualização

  • Renderização

  • Interoperabilidade

Interface Com o Revit, você pode criar massas conceituais e geometria adaptativa com uma variedade de superfícies complexas. Já o ArchiCad é bem mais simples e não possui a complexidade do Revit. Visualização No Revit você pode ter uma visualização e personalização bem ampla de qualquer parte do projeto. Embora o ArchiCAD tenha um conjunto semelhante de estilos visuais, ele não possui a capacidade do Revit. Renderização Tanto o Revit quanto o ArchiCAD possuem ótimos recursos de renderização. Produzem imagens fotorrealistas do exterior e do interior do seu projeto. Interoperabilidade Ambos são capazes de importar e exportar todos os tipos de arquivos comuns relevantes para o projeto de edifícios, incluindo modelos 3D, desenhos 2D e outros tipos de arquivos CAD.

Vantagens e desvantagens: Revit e ArchiCAD

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens em alguns aspectos como, por exemplo, onde o Revit visa aumentar o fluxo de trabalho e a eficiência e todo o processo de extensão do projeto, o ArchiCAD não dá o passo final em direção à construção. Mas embora o Revit tenha uma grande demanda no mercado e uma forte plataforma de desenvolvimento com maior coordenação e colaboração, ele não roda em computadores Mac, apenas Windows. A vantagem do ArchiCAD é que roda Mac, tem uma interface orientada para arquitetos e possui objetos paramétricos muito flexíveis e eficientes. Já a desvantagem da ferramenta é que os objetos personalizados requerem scripts GDL.


No vídeo abaixo eu falo sobre o custo de cada plataforma:



Qual é o melhor: Revit ou ArchiCAD?

Grandes escritórios e profissionais utilizam o Revit e também o ArchiCAD, e a verdade é que não existe melhor ou pior entre esses dois softwares. Cada ferramenta possui suas próprias particularidades e o fato de escolher entre um e outro dependerá do tipo de projeto que vai trabalhar. Portanto, a decisão deve considerar uma visão completa do projeto. Se você gostou do artigo, conheça os 5 motivos para fazer um curso de Revit:

18 visualizações
3dm-logo-bco-200.png

Mantenha-se atualizado

© 3DM 2020, Todos os direitos reservados. CNPJ - 30.586.227/0001-21

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Whatsapp