• Diogo Moita

Guia do Estudante de Arquitetura: 1° ano


A arquitetura tem a ver com arte, design, estética, construção e engenharia, uma das carreiras mais concorridas nas universidades públicas.


Durante o curso é apresentado diversas disciplinas teóricas de história, engenharia de estruturas, tecnologia arquitetônica e também matemática.


Os desenhos são a alma da arquitetura e nessa fase de aprendizado você também vai aprender a planejar espaços que vão desde o cômodo de uma casa até cidades inteiras. É incrível!


Neste artigo, você vai conhecer um pouco sobre o mundo dos arquitetos e quais são os principais softwares que vai utilizar durante a graduação para desenvolver suas habilidades.


O curso de arquitetura



Ao longo do curso de arquitetura você vai estudar muitas questões estruturais de um projeto, os tipos de solos, a resistência de materiais, entre outros.


Além disso, na área de desenho, você vai aprender a representar graficamente plantas baixas, fachadas e construções, assim como a perspectiva, escala, luz, sombra, formas geométricas e também:


  • Representação geográfica

  • Tecnologia da construção

  • Projetos arquitetônicos

  • Estruturas

  • Instalações

  • Planejamento de paisagens e projetos urbanos

  • Humanização do espaço


Invista em cursos complementares


É importante se preparar para o mercado de trabalho e investir em cursos complementares, pois só a graduação não é suficiente para se destacar profissionalmente.


O mercado de trabalho no Brasil vem se tornando cada vez mais competitivo, por isso, faça cursos que correspondam às suas áreas de interesse e elabore um portfólio com todos os seus trabalhos realizados e os mantenha atualizados.


Algumas ferramentas são essenciais para qualificação e aprimoramento como estudante e profissional para que sua carreira alavanque.


Principais softwares de criação


No primeiro ano de arquitetura, para projetar, você vai utilizar muito o AutoCAD e SketchUp. São dois softwares muito usados por arquitetos do mundo todo e nós vamos explicar o porquê.

O AutoCAD é um programa universal desenvolvido pela Autodesk para criação de peças de desenho técnico em 2D e modelos tridimensionais 3D.


No decorrer da graduação você terá uma visão geral da ferramenta, mas se quiser se aprofundar, a 3DM tem um curso completo e atualizado de AutoCAD, onde você vai aprender as melhores técnicas para criar projetos completos. Esse treinamento é ministrado pela professora Juliana Monferdini, uma das maiores autoridades no assunto! A Juliana trabalhou durante 10 anos no departamento de suporte e desenvolvimento da Autodesk.



O conhecimento de AutoCAD é um pré-requisito em 92% das vagas de trabalho disponíveis para arquitetos. Dominando a ferramenta você terá mais chances de conseguir uma vaga quando for procurar um estágio.


O segundo software mais utilizado durante o curso é o SketchUp, com ele você aprende desde técnicas de modelagem 3D e animação até texturização e criação de renderizações foto-realistas.


Para se tornar um profissional completo, você precisa compreender todas as funcionalidades do SkechUp. Foi por isso que nós criamos o Curso Completo de SketchUp! Esse treinamento é totalmente online e vai do básico ao avançado. Você faz onde e quando quiser!




Além desses softwares, durante os anos de profissão, você irá conhecer outros programas essenciais como ArchiCAD, Revit, Lumion e Twinmotion.


Se você gostou deste artigo leia mais sobre como ganhar dinheiro com projetos 3D.

0 visualização
3dm-logo-bco-200.png

Mantenha-se atualizado

© 3DM 2020, Todos os direitos reservados. CNPJ - 30.586.227/0001-21

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Whatsapp