• Diogo Moita

5 dicas de ouro para criação de renderizações fotorrealistas


A maquete eletrônica é uma ótima forma de valorizar seu trabalho e tornar uma ideia tão real quanto uma fotografia. Entretanto, a maquete pode contar uma história mais profunda, basta saber como explorar seu potencial.

Renderizações fotorrealistas são ferramentas de Marketing poderosas. Por isso, cada vez mais, empresas de arquitetura estão utilizando essas representações para comercializar seus produtos.

O caminho para alcançar esse efeito tão verossímil não é fácil, por isso elencamos 5 dicas de ouro para criação de renderizações fotorrealistas. Confira!


5 dicas de ouro para criação de renderizações fotorrealistas


Uma das regras mais importantes da renderização, ou simplesmente Render, ao realizar uma maquete eletrônica, é contar uma história coerente, de modo que tanto a imagem quanto o conceito pareçam semelhantes a realidade, ou seja, é preciso pensar no todo.

Assim, estas dicas de ouro vão lhe mostrar quais passos seguir:


1. Fundamentos da narrativa


Você deve conhecer a fundo a história que você pretende contar. Para tal, é preciso utilizar os fundamentos da narrativa, um bom exemplo disso são os livros.

O objetivo é captar atenção do público-alvo, de modo que ele se importe com que você tem a dizer, com a história que você planeja contar.

Entretanto, para enquadrar a render nesses conceitos, é preciso se envolver na criação da narrativa para extrair as expectativas dos clientes.

Neste sentido, entender a cultura do bairro é fundamental para uma renderização bem-sucedida.


2. Esqueça a repetição


Muitas empresas costumam ter um modelo de maquete eletrônica pronta. Contudo, cada processo é único, assim como sua história.

Assim, nenhum desenho deve ser repetido. Você deve investir na criatividade, inovação e na descrição singular de cada maquete eletrônica.


3. Detalhes personalizados


Essa é a hora de ser minucioso ao máximo! Todos os detalhes fazem a diferença para tornar sua renderização fotorrealista:

- Composição;

- Textura;

- Hora do dia;

- Ângulo do sol.

O processo é extenso, mas guiar-se pelas perguntas corretas auxilia na construção do projeto.

Portanto, procure se questionar sobre coisas como: o projeto será mais bem valorizado pela luz do dia, ao entardecer ou à noite? A render deve ter pessoas?

Lembre-se que os questionamentos certos vão enriquecer a história.


4. Seja real, não perfeito


Muitas empresas, ao desenvolver um projeto fotorrealista, desejam entregar um conceito perfeito, um mundo ideal. Contudo, a realidade não segue essa linha.

Portanto, concentre-se em colocar detalhes do dia a dia, por exemplo, objetos de escritório, que demonstrem os costumes naturais de um funcionário.

Você pode, por exemplo, adicionar uma garrafa de água sobre a mesa ou uma xícara de café. Em resumo, o que importa é tornar o ambiente real.

Trabalho do nosso aluno Leizer Vieira: repare na cama desarrumada.

5. Experimente novas tecnologias


Ampliar os horizontes é uma ótima forma de aprender novos conceitos e aprimorar suas técnicas no fotorrealismo.

O V-Ray, por exemplo, é um software de renderização para desenvolvimento de projetos em 3D, que auxilia você a valorizar seus projetos, aumentar sua renda e conquistar novas oportunidades de trabalho.

Inclusive, no nosso Curso Completo de SketchUp, você aprende técnicas de modelagem 3D tanto de cenas internas quanto externas e renderização fotorealista com V-Ray.

Além disso, a ferramenta lhe possibilita trabalhar onde quiser e quando quiser. Basta um notebook e internet para prestar esse tipo de serviço.


Se você deseja se tornar um expert em V-Ray, saiba que podemos ajudá-lo por meio do nosso curso V-Ray Expert, que, também, é o mais completo de treinamento para V-Ray e SketchUp da língua portuguesa.



Referências:

https://mapsystemsindia.com/resources/tips-for-perfect-photorealistic-3d-rendering.html

https://www.bdcnetwork.com/5-tips-creating-photorealistic-architectural-renderings

https://www.archdaily.com.br/br/903337/9-maneiras-de-tornar-suas-renderizacoes-mais-realistas

0 visualização
3dm-logo-bco-200.png

Mantenha-se atualizado

© 3DM 2020, Todos os direitos reservados. CNPJ - 30.586.227/0001-21

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Whatsapp