Vray vs Mentalray

Vray vs Mentalray

vray-41

Demo Reel 2012 do Vray

 

Demonstração do Iray 2010 – eles não têm demo reel! Se estiver sem paciência pule logo para 11:00

 

Nesse post vou fazer uma comparação entre os dois renderizadores mais usados na atualidade, Vray e Mentalray. O Mentalray já vem com o 3D Studio, Maya e XSI. Já o Vray é necessário comprar , não pertence a Autodesk.

Ambos possuem mais ou menos a mesma idade, são concorrentes diretos e compartilham de princípios bastante parecidos em seus algorítimos. Eu já usei bastante o mentalray e ainda uso o vray na maioria de nossos trabalhos. Vamos estabelecer alguns pontos de comparação:

Mais rápido: Vray

A velocidade é parecida se você for um mestre nas configurações dos dois. Se não for, o Vray renderiza mais rápido do que o Mentalray na maioria das situações.

Mais fácil de configurar: Mentalray

Ambos são complicados. O Mentalray possui um slider de qualidade que facilita bastante, o tempo aumenta demais é verdade, mas ainda assim faz dele o melhor nesse quesito. O Vray possui plugins que facilitam essa tarefa, do contrário, configurá-lo adequadamente exige um mestrado.

Qualidade: Vray

Esse ponto é delicado. Quando usado corretamente, eu acho a qualidade final da imagem produzida pelo Mentalray melhor. Mas a diferença de velocidade faz a gente chegar a um nível melhor no Vray. O Vray também possui alguns recursos que dão um belo upgrade nas imagens.

Quantidade de Recursos: Vray

Sem dúvida, o Vray possui uma quantidade de recursos muito superior ao Mentalray.

Renderização real time com GPU: Mentalray

O active shade do Mentalray, que se chama Iray, é bem mais estável do que a versão do Vray para GPU. Eu uso bastante esse recurso. O Iray faz um bom uso da memória de nossa placa de vídeo, possui muitos recursos e é bastante estável. O real time do Vray baseado na GPU é quase uma piada. Dá pau o tempo todo, possui pouquíssimos recursos e faz um péssimo uso da pequena memória de nossa GPU. A nova versão 2.0.3 melhorou bastante mas ainda não chegou lá.

 

Conclusão

O Mentalray é uma excelente opção mas ainda assim eu acho o Vray melhor. No Mentalray parece que os shaders respondem ao que você manda: eu quero mais bump – aparece mais bump; eu quero mais fresnel – aparece mais fresnel. Com as imagens preliminares fica tudo bem mas na hora de renderizar a final… hum… demora uma eternidade.

O Vray não tem essa resposta, os shaders mostram nossas alterações de uma maneira muito sutil, as vezes chega a ser imperceptível e isso me deixa com um pouco de raiva. Mas na hora de renderizar a final…. hum… é só alegria! Fica lindona e renderiza bem mais rápido.

Site do Vray: http://chaosgroup.com

Site do Mentalray: http://www.mentalimages.com

Imagens renderizadas com Vray

Vray Render

Imagem renderizada com Vray

Vray Render

Imagem renderizada com Vray

Vray Render

Imagem renderizada com Vray

 

Imagens renderizadas com Mentalray

Mentalray Render

Imagem renderizada com Mentalray

Mentalray Render

Imagem renderizada com Mentalray

Mentalray Render

Imagem renderizada com Mentalray

Mentalray Render

Imagem renderizada com Mentalray

Esse post foi uma sugestão de nosso leitor Bruno Sá. Se você tiver alguma sugestão de post, mande um email para contatoarroba3dm.com.br.

Se alguém da Nvidia ou Autodesk estiver lendo esse post: vocês precisam dar um upgrade no site da MentalImages!

(3) Comments

  • Háá, finalmente um post “fidedigno” comparando as duas plataformas.

    Gostei muito do que falou, pesquisando e estudando um pouco mais parece que é exatamente essa a diferença dos dois renderizadores.

    Obrigado pela dedicatória.

    Abs

    • Antonio

    Bom dia, tenho uma duvida será que vc poderia esclarece-la pra mim??
    comecei a trabalhar com renderização em GPU como vray RT e sempre que renderizo, ele fica com muitos pontos pretos, como se fosse aqueles granulados, ou seja a imagem nao fica nitida, renderizo em um nvidia quadro 600,

    Obrigado pela ajuda

      • Diogomoita

      Quanto mais tempo vc deixar renderizando mais nítida ela vai ficando.

Give a Reply